APO IBRACON
Sobre o APO
Atingindo seu 60º ano, o Congresso Brasileiro do Concreto, realizado pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), vem ganhando cada vez mais relevância tanto inovadora quanto tecnológica no país e no mundo. Este evento contém em sua programação, concursos técnicos específicos para alunos graduandos em arquitetura e engenharia civil. Alunos de várias universidades brasileiras renomadas participam deste evento, e a UFSC - Joinville não pode ficar de fora!
Uma das grandes e desafiadoras competições realizadas no Congresso Brasileiro do Concreto é o Aparato de Proteção ao Ovo (APO). Este aparato consiste numa estrutura em concreto armado em forma de pórtico com dimensões e peso máximo (3,700 kg) específicos (ver regulamento). O grande objetivo deste desafio é a execução do APO da forma mais eficiente possível. Ou seja, máxima resistência e mínima massa.
Avaliação do APO
Para avaliação do APO, é aplicado uma carga dinâmica na estrutura. Este carregamento é propiciado a partir da queda de um peso em aço de 15kg na região central da viga do aparato, sendo este peso soltO de alturas variadas (1, 1,5, 2 e 2,5m). Abaixo do APO é posicionado um ovo representado a vida humana. Enquanto o ovo não perder sua integridade, a equipe participante segue na competição. Chegando aos 2,5m, o critério de desempate é a perda de massa com o impacto. Logo, a equipe executora do APO mais resistente e de menor variação de massa é designada como a grande vencedora do desafio.
A InfraTEC visa participar do 60º Congresso Brasileiro do Concreto, executando e aperfeiçoando seu projeto por um ano, tendo como foco a participação em alto nível na competição APO 2018.